Consultoria de assistência técnica professional ao processo de Modernização do Setor Elétrico no Brasil At Inter-American Development Bank (IDB)


Closing date: Tuesday, 4 April 2023

Consultoria de assistência técnica professional ao processo de Modernização do Setor Elétrico no Brasil

Brasil,

O Grupo BID é uma comunidade composta por diversidade, pessoas versáteis e apaixonadas que se unem em uma jornada para melhorar vidas na América Latina e no Caribe. Nossa equipe encontra propósito e faz o que ama em um ambiente inclusivo, colaborativo, ágil e gratificante.

Sobre esta posição

Facilitar e promover a integração das energias renováveis como elemento de mitigação das mudanças climáticas está dentro dos compromissos da Divisão de Energia do BID. Assim, o Banco aprovou recentemente, a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, a Cooperação Técnica (CT) BR-T1529 . Esta tem como objetivo apoiar o processo de modernização do setor elétrico brasileiro, auxiliando tanto o governo brasileiro quanto o setor privado na estratégia para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A CT tem como objetivo apoiar o processo de Transição Energética do Brasil para o cumprimento de seus compromissos definidos na nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris, e alcançar os objetivos de descarbonização da economia do país até o ano 2050.

Essa CT é executada pelo Banco para facilitar a gestão administrativa e financeira dos recursos e a coordenação entre os atores do setor público, incluindo MME e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e o setor privado que estarão envolvidos na execução e na implementação dos produtos derivados da CT.

A CT visa atender 3 componentes:

  •  Componente 1 . Promover a descarbonização, digitalização, descentralização e democratização do sistema elétrico brasileiro.
  •  Componente 2 . Fortalecer a liberalização e a competitividade do mercado elétrico no Brasil, aumentando a mobilização de investimentos privados de baixo carbono.
  •  Componente 3 . Promover o desenvolvimento de novas tecnologias para apoiar a descarbonização da matriz energética brasileira.

Para alcançar os objetivos e resultados previstos nos componentes da CT listadas acima, planejou-se a execução de atividades e a elaboração e implementação de diversos produtos que, dado a diversidade do escopo das 3 componentes, vão exigir um intenso trabalho de supervisão técnica e coordenação de atores e intervenientes.

O que você fará :

Dará assistência técnica para apoiar as ações e a execução das atividades e consultorias desenvolvidas no marco da CT, promoverá a coordenação técnica e o diálogo com os atores e contrapartes no processo e as ações voltadas para a divulgação e disseminação dos resultados.

Atividades Principais:

  •  Prestar apoio técnico ao Especialista em Energia no planejamento estratégico e operacional da CT. Apoiar a gestão e coordenação das instituições e atores atuantes na execução das atividades e consultorias contratadas pelo BID. Atuar na confecção dos documentos de monitoramento e acompanhamento das atividades;
  •  Prestar assessoria e suporte técnico na elaboração de termos de referência, análise e avaliação de relatórios e entregáveis das consultorias contratadas no marco da CT;
  •  Contribuir na garantia de cumprimento dos níveis de desempenho das atividades (qualidade e prazo de execução), identificando os fatores que podem afetar negativamente o processo, e mantendo o Especialista setorial responsável informado das pendências que podem afetar ou impactar no avanço físico e financeiro da operação;
  •  Ajudar no controle e acompanhamento das cláusulas contratuais das consultorias contratadas pelo Banco, assegurando que a informação fornecida seja adequada, e processando o seu cumprimento dentro do prazo estabelecido;
  •  Apoiar a preparação e atualização das ferramentas que facilitem o acompanhamento dos processos de seleção, contratação, e execução das consultorias contratadas e o monitoramento dos prazos de entrega de documentos e produtos (cronogramas de execução das consultorias e entrega dos relatórios, orçamentos e custos, etc.).
  •  Cooperar no monitoramento e verificação dos planos de aquisição e sua coerência com a programação e o plano de trabalho para alcançar os objetivos e resultados da CT nos prazos comprometidos;
  •  Colaborar nas atividades relacionadas à divulgação e disseminação dos produtos e resultados da operação;
  •  Qualquer outro apoio ou suporte técnico adicional que seja requerido no marco dos objetivos previstos no CT.

Cronograma de Entregas e Pagamentos:

Os pagamentos serão efetuados quando o consultor apresentar as faturas relativas à entrega e aceitação pelo líder da equipe do projeto das atividades acima mencionadas. As faturas contabilizarão o número de dias trabalhados em determinado produto, as atividades realizadas e os resultados entregues. Esta consultoria inclui como atividade as missões de acompanhamento e análise dentro do país, que serão pagas após a aprovação do chefe de equipe para a liquidação das despesas de deslocamento.

O que você precisará :

  •  Formação: bacharel em engenharia, economia ou profissões afins, com mestrado em áreas relacionadas à consultoria.
  •  Experiência: pelo menos dez (10) anos de experiência no setor de energia.
  •  Idiomas : domínio do português, e espanhol e/ou inglês avançado.
  •  Habilidades : Capacidade de desenvolver, analisar e articular questões relacionadas com o projeto/cargo de maneira independente e profissional, tomando decisões e ações que sejam necessárias para alcançar os objetivos e resultados previstos. Habilidade para diagnosticar problemas e propor soluções confiáveis.

Competências gerais e técnicas:

  •  Planejamento do setor elétrico (geração, transmissão ou distribuição);
  •  Implantação de esquemas de competitividade nos mercados elétricos;
  •  Digitalização das redes de transmissão e/ou distribuição visando a integração de energias renováveis no Sistema Interligado Nacional (SIN);
  •  Novas tecnologias para promover a descarbonização da matriz energética brasileira, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde ou tecnologias de baixo carbono;
  •  Legislação, regulação, e operação do setor elétrico brasileiro;
  •  Esquemas e incentivos para introdução de energias renováveis e regimes tarifários do setor elétrico;
  •  Estudos técnicos, estratégicos e regulatórios no setor elétrico.

Requisitos:

  •  Cidadania: Você é cidadão brasileiro ou cidadão de um dos nossos 48 países membros com residência ou autorização legal para trabalhar no Brasil.
  •  Consanguinidade: Você não tem familiares (até o quarto grau de consanguinidade e segundo grau de afinidade, incluindo cônjuge) trabalhando no Grupo BID.
  •  Modalidade Remota: O candidato selecionado não prestará seus serviços do escritório do Banco e não terá espaço físico nas dependências do Escritório do Banco no país. O candidato selecionado será responsável por dispor do espaço para desenvolver seu trabalho e por ter os equipamentos, internet e acessos telefônicos para o cumprimento das atividades previstas neste TdR, fora do escritório do Banco. O acesso aos sistemas do Banco será providenciado em coordenação com o Banco.
  •  Considerações sobre a COVID-19 : a saúde e a segurança de nossos funcionários são nossa prioridade número um. Como condição de emprego, o BID/BID Invest exige que todos os novos contratados sejam totalmente vacinados contra a COVID-19.

Tipo de contrato e duração:

  •  Tipo de contrato: Consultor externo de produtos e serviços – (PEC), Retainer
  •  Duração do contrato: Máximo de 90 dias em um período de 6 meses.

O que nós oferecemos

O grupo BID oferece benefícios que respondem às diferentes necessidades e momentos da vida de um funcionário. Esses benefícios incluem:

  •  Pacote de remuneração competitivo.
  •  Licença e férias : 2 dias por mês de contrato + licença parental neutra.
  •  Seguro saúde: O Grupo BID oferece uma ajuda de custo mensal para aquisição de seguro saúde.
  •  Plano de previdência : O Grupo BID se preocupa com o seu futuro, dependendo da duração do contrato, você receberá um subsídio mensal do plano de previdência.
  •  Horários de trabalho híbrido e flexível.
  •  Saúde e bem-estar: Acesso ao nosso Centro de Serviços de Saúde, que oferece cuidados preventivos e educação em saúde para todos os funcionários.
  •  Apoio ao desenvolvimento: oferecemos oportunidades de aprendizado para aprimorar seu perfil profissional, como seminários, aconselhamento profissional 1:1 e muito mais.

Nossa cultura

No Grupo BID, trabalhamos para que todos tragam o que há de melhor e autêntico para o trabalho, dispostos a experimentar novas abordagens sem medo e onde sejam responsáveis ​​e recompensados ​​por suas ações.

Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIB) estão no centro de nossa organização. Celebramos todas as dimensões da diversidade e incentivamos mulheres, pessoas LGBTQ+, pessoas com deficiência, afrodescendentes e indígenas a se inscreverem.

Garantiremos que as pessoas com deficiência recebam acomodações razoáveis ​​para participar do processo de entrevista de emprego. Se você for um candidato qualificado com deficiência, envie um e-mail para [email protected] para solicitar acomodação razoável para preencher esta inscrição.

Nossa equipe de recursos humanos analisa cuidadosamente cada inscrição.

Sobre o Grupo BID

O Grupo BID, composto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID Invest e BID Lab, oferece soluções de financiamento flexíveis a seus países membros para financiar o desenvolvimento econômico e social por meio de empréstimos e doações a entidades públicas e privadas na América Latina e o caribenho.

Sobre o BID

Trabalhamos para melhorar vidas na América Latina e no Caribe. Por meio de apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade, ajudamos a melhorar a saúde e a educação e a melhorar a infraestrutura. O nosso objetivo é alcançar o desenvolvimento de forma sustentável. Com uma história que inicia em 1959, somos hoje a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Oferecemos empréstimos, doações e assistência técnica; e realizamos uma extensa pesquisa. Mantemos um forte compromisso de alcançar resultados mensuráveis ​​e os mais altos padrões de integridade, transparência e responsabilidade.

Siga-nos:

https://www.facebook.com/IADB.org

Additional Information

  •  External Opening Date: Mar 7, 2023
  •  External Closing Date: Apr 4, 2023
  •  External Contact Email: [email protected]
  •  External Contact Name: HR Service Center
  •  Job Field: Technical Support

CLICK HERE TO APPLY

April 2024
M T W T F S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930